top of page

Sobre nós

“o homem não se relaciona apenas com as coisas, mas também com os signos. Seu conhecimento é muito mais um mundo de signos do que um mundo de objetos”

WaltherBense (2000, p.85)

Criado em 2017 na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, dentro do Centro de Estudos da Imagem e certificado pelo CNPq, o Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos no Design tem por objetivo reunir docentes e discentes interessados no estudo amplo acerca dos sistemas sígnicos do design.


Nossa proposta é promover reflexões, reuniões de debates, cursos, eventos, ciclo de palestras, workshop, publicações e projetos de pesquisa e extensão, que visam ampliar nossos conhecimentos acerca dos processos sígnicos promovidos pelo design em todos os seus segmentos.

Atividades:

  • Estudar os processos das formas simbólicas no design e como elas afetam os segmentos produtivos e de serviços nas sociedades.

  • Promover estudos dirigidos sobre a estruturação dos sistemas sígnicos no design e as possibilidades de manipulação dos mesmos;

  • Organizar encontros para debates, estudo de casos, ciclo de palestras, trabalhos acadêmicos e cursos;

  • Promover ações específicas, projetos e a produção de publicações em revistas e periódicos representativos para a academia do design.

  • Propiciar o intercâmbio entre o grupo de estudo  e as diversas instituições acadêmicas de pesquisa nacionais e internacionais.

  • Estreitar laços entre academia e setor produtivo, para promover um estudo mais integrado.

Equipe GESSD

Dr. Camilo Belchior - ED/UEMG

Professor da disciplina de Prática Projetual no curso de Design de Produto da Escola de Design - UEMG. Designer, doutorando em design pela UEMG, mestre em Design, inovação e sustentabilidade pela mesma universidade (2011), especialista em Design e Cultura, pela Universidade Fumec (2007) e graduado em Design  pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1989). É consultor em Design Estratégico para empresas significativas no cenário nacional, além da concepção, curadoria e organização de eventos direcionados para o design e inovação em seus vários segmentos. Pesquisador sobre a ressignificação nos processos do design É autor dos livros: iPhone objeto de desejo, Reciclando os Sentidos e Design & Arte e Arte Urbana. Editor da Revista iDeia, uma publicação dedicada ao design e disciplinas correlatas. 

 

Dra. Carolina Bicalho - ED/UEMG

Carolina Bicalho é designer industrial, estilista industrial e figurinista, formada em Design de Produto pela UEMG e em Moda pela UFMG. Especialista em jeanswear, coordenou por 15 anos projetos e coleções em indústrias de confecção como a Vide Bula, e desenvolvimento de produtos e direção de arte de estamparia para indústrias têxteis. É pesquisadora de indumentária de caráter antropológico feitas in loco sobre a indumentária tradicional milenar asiática e da América Latina. Pós graduada em Gestão e Docência para o Ensino Superior pela PUC Minas e Mestre em Administração, com o tema ?Economia Criativa?, pela Fumec, e doutoranda em Design pela UEMG, atualmente atua na gestão de projetos culturais no MUMO, Museu da Moda de Belo Horizonte, da Fundação Municipal de Cultura, sendo a criadora e coordenadora do Slow Week, Aula Aberta no Mumo e Semana de Economia Criativa, entre outros projetos culturais relevantes. É responsável pela descrição de tombamento do acervo de indumentária do Mumo, e também é professora de 03 disciplinas do Programa de Pós Graduação em Moda da UNA, em Direção Criativa, professora de História da Indumentária e Tecnologia Têxtil, no curso de Design de Moda da UFMG e no Programa de Pós Graduação em Moda e Economia Criativa, na PUC-Minas.

Juliana.jpg
Dra. Juliana Rocha - ED/UEMG

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Realizou estágio de doutorado na University of Maryland. Após o doutorado, trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Em seguida, atuou como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do programa de Pós-Graduação em Design da UEMG (PPGD-UEMG). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica e Design. Se divide em duas frentes de trabalho, uma mais específica visando a leitura aprofundada do sistema filosófico de Charles S. Peirce e uma mais aberta, que busca compreender e analisar processos de percepção e produção de sentido na contemporaneidade.

Doutorando Marcos Maia - UFMG

Mestrando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Belo Horizonte-MG, com especialização em Gestão de Comunicação e Marketing - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes-SP, 2012 e Bacharelado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes-SP, 2009. Roteirista efetivo na Fundação TV Minas Cultural e Educativa, desde 2014, tendo realizado vários projetos audiovisuais incluindo alguns documentários, programas e campanhas de interesse público. Experiência em diversas áreas da comunicação de empresa privada, com desenvolvimento de roteiros audiovisuais, comunicação interna, conceitos, anúncios e campanhas publicitárias, direção de arte, comunicação integrada e transmídia, briefing, planejamento. Pesquisador em linguagem audiovisual, narrativas, processos criativos, análise do discurso e comunicação pública.

Doutoranda Pâmilla Vilas Boas - USP

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais com habilitação em jornalismo. Criadora, editora e redatora da Revista Interfêrencia; Repórter da Revista iDeia; Redatora da Revista Sagarana
Responsável pelo desenvolvimento metodológico e execução da oficina “Roda de Memória” no “Mães de Minas”, projeto estruturador do Governo Estadual. Mediadora do selo Unicef, sendo responsável pela avaliação do Segundo Fórum Comunitário e dos conselhos de cidades do semiárido mineiro. Participou de treinamento realizado pelo Unicef em parceria com a Oficina de Imagens.
Planejamento de comunicação, criação e gerenciamento de redes sociais para o projeto Cinema no Rio São Francisco. Responsável pela atualização do blog com o diário de bordo produzido durante a viagem.

bottom of page